quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Á MESA, COM OS MESTRES

Colaboração do jornal "O Garimpo"
Muitos escritores, dramaturgos e poetas, que entraram para a história por seu talento com as palavras, deixaram registros claros de seus hábitos à mesa nas próprias obras. Alguns deles tornaram público o apetite voraz e o apreço por um bom prato :
monteiro_lobato_02
Monteiro Lobato ( 1882/1980)
Caipira de corpo e alma, o criador da boneca Emília apreciava a culinária do interior brasileiro a ponto de imortalizá-la em seus livros. Até hoje, quem pensa no Sítio do Picapau Amarelo , quase sente o cheiro dos bolinhos de chuva preparados por Tia Anastácia. A receita existia de verdade e fazia parte do caderno de sua mulher, dona Purezinha.

mario de andrade
Mário de Andrade (1893/1945)
O escritor registrou na obra "O Turista Aprendiz" boa parte de seus interesses gastronômicos. Viajando por Minas Gerais, Amazonas e Nordeste, teve contato com receitas típicas. Os doces, no entanto, eram seu ponto fraco. A receita de BATATA ROSADA está entre as 131 anotadas em um caderno.

gilberto_freyre
Gilberto Freyre (1900/1987)
O autor de "Açúcar", "Casa Grande e Senzala" era bom de garfo e reconhecia as tradições culinárias como um dos aspectos mais fundamentais da cultura de um povo. Frequentava endereços chiques, mas a lista de seus pratos prediletos mostra que ele gostava mesmo era das receitas populares, como cozido de charque e legumes.

Vinicius de Moraes
Vinícius de Moraes(1913/1980)
O poetinha não era só bom de versos. Era ótimo também no forno e no fogão. Craque no improviso, recolhia o que havia na geladeira e acabava deixando os amigos surpresos. Também sabia fazer feijoada. A receita, colocou inteirinha nos versos de "Feijoada á Minha Moda", em 1962. Seu talento culinário maior, no entanto, era o preparo de doces - ainda na adolescência, gostava de fazer balinhas à base de ovo e açúcar. A receita predileta era a de papos-de-anjo. Quem conhece "Carta ao Tom", de 1964, deve se lembrar.
( Revista Aventuras na História nº 76, Novembro 2009 ) _____________
O jornal O Garimpo é editado por Cosme Custódio da Silva . Endereço : Rua dos Bandeirantes, 841/301 - Matatu - Salvador - Bahia - CEP 4060.001 - putzgrilla@oi.com.br  

3 comentários:

  1. Outro dia estava pensando sobre o fato d muitos obras ter mesmo muito do autor e seus gosto por comidas com certeza é marcante.
    Bjs, bom domingo.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante...parece almanaque...Eu gostei das informações...

    ResponderExcluir
  3. Nosso poetinha era fantástico.
    Abraço

    ResponderExcluir

O importante é o que você acha :