domingo, 29 de maio de 2011

RELÓGIOS

dv1101056

Extraído do Jornal Literarte – SP

Foi Dante Alighieri, o primeiro a descrever o relógio mecânico com motor, rotação, o escape e o regulador, constituído de um pêndulo. O primeiro relógio público foi instalado em Milão, em 1309, na torre de Santo Eustórgio.

109188fb2jvfxb8x

Em 1462, Bartolomeu Manfredi, na cidade de Mântua, construiu o primeiro relógio de bolso, cujo peso-motor foi substituido por uma mola. Em 1595,o Duque d'Este recebeu como presente um relógio carrilhão, o primeiro a ser construído.

109188fb2jvfxb8x

Por volta de 1600, Galileu Galiléi inventou o pêndulo, que foi usado nos medidores de tempo e permitiu que fosse obtida uma vibração constante e igual. Dessa data em diante, todos os relógios passaram a ser construídos com base nesse princípio.

109188fb2jvfxb8x

Em 1674,Huygens inventou a mola em espiral. Um século mais tarde, John Harrison,um relojoeiro inglês,fabricou o primeiro cronometro, que alcançava maior precisão.

109188fb2jvfxb8x

O primeiro modelo de relógio de pulso, que se conhece foi feito cerca de 1814 pelo relojeiro Abraham Louis Bréguet, por encomenda de Carolina Murat, princesa de Nápoles e irmã de Napoleão Bonaparte. A invenção é ainda atribuída, mais tardiamente, em 1868, a Athoni Patek e Adrien Phillipe, fundadores da empresa Patek-Phillipe. O modelo tornou-se rapidamente popular como adereço tipicamente feminino a partir dessa altura.

109188fb2jvfxb8x

No início do século XX o aeronauta brasileiro Santos Dumont, por necessitar deste modelo por razões práticas, pois tinha as mãos sempre ocupadas em seus balões, pediu ao seu amigo joalheiro, Louis Cartier, que lhe fizesse um relógio de pulso especial. Cartier colocou então uma pulseira de couro num dos maiores modelos de relógio de pulso femininos da sua colecção, e em março de 1904 ofereceu-o a Santos-Dumont.

109188fb2jvfxb8x

Este episódio leva a que se considere Santos Dumont como o responsável pela popularização do relógio de pulso entre os homens.

(jornal Literarte, São Paulo, editado por Arlindo Nóbrega. http://jornalliterarte.blogspot.com/)  Saiba mais em  http://www.mundodosrelogios.com/

Um comentário:

  1. .

    Não é só isso; eu tinha nos
    meus conhecimentos que só ele
    teria usado o relógio no pulso,
    mas pelo que vejo, as mulheres
    já o faziam antes de Dumont.
    Falhei, portanto, quando achei
    que a importância era só do
    brasileiro em questão.

    silvioafonso





    .

    ResponderExcluir

O importante é o que você acha :