segunda-feira, 8 de agosto de 2011

ESCRAVOS DE JÓ

0000011925

Anna Virgínia Balousser

Jó foi um personagem do Antigo Testamento. Segundo o livro, Deus apostou com o Diabo que, mesmo perdendo os filhos e a riqueza, Jó não perderia a fé.E ganhou. Daí a expressão "paciência de Jó".

Daí para a frente é só mistério. Nada indica que Jó tivesse escravos. O mais provável é que a cultura negra tenha se apropriado de sua figura para simbolizar o homem rico da cantiga da roda. Os escravos que faziam o zigue zague zá seriam os fujões, que corriam em ziguezague para despitar os capitães-do-mato.

O significado de caxangá é ainda mais obscuro. Segundo do Dicionário Tupi-Guarani- Português de Francisco da Silveira Bueno, caxangá vem de caá-çangá, que significa "mata extensa". Já para o Dicionário do Folclore Brasileiro é um adereço usado pelas mulheres alagoanas . A palavra também já foi associada aos saquinhos utilizados no contrabando de sementes para as senzalas.

Tudo indica que,de boca em boca, o significado da palavra ou até mesmo a composição dos versos, tenha sido muito modificado. Isso também explicaria as variações regionais da cantiga.
Saiba mais em
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070208045136AAMU15f
(fonte: revista Super Interessante, ediçao 256)

Um comentário:

  1. .

    Quando eu venho sem me anunciar
    é para aprender, não para ensinar.
    É uma honra ser teu pupilo nos que-
    sitos; humildade e sabedoria.

    silvioafonso






    .

    ResponderExcluir

O importante é o que você acha :