quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Inveja

INVEJA Maurício Nunes

Dentre os mais terríveis pecados capitais,a inveja é tão horrorosa que nem entre os círculos infernais concebidos por Dante Allighieri, no "Inferno", da sua obra "A Divina Comédia", não havia sequer um círculo para a inveja. Claro que Dante, para não deixar tamanho pecado fora de discussão, plantou o pecado no "Purgatório".

Afinal, nem Deus nem o Diabo, têm estômago para tamanha transgressão.

A punição de Dante para estas almas invejosas era nada mais ver, pois suas pálpebras eram costuradas aos olhos por fios de metal. A inveja vê sempre tudo com lentes de aumento que transformam pequenas coisas com grandiosas; anões em gigantes;latão em ouro, mas o fato é que bem menos pior do que ser digno de inveja, é ser digno de lástima !

Shakespeare - grande conhecedor da alma humana - soube explorar muito bem este perfil em duas de suas obras : Ricardo III e Othelo . Na primeira, o protagonista é um homem invejoso, com deficiências de caráter maior que suas deficiências físicas explícitas, mas que com muita eloquência e habilidade maquiavélica, sobe ao trono, mas sendo derrotado ao final e oferecendo seu reino em troca de um mísero cavalo.

Qualquer semelhança com o destino de invejosos atuais, não é mera coincidência.. Na peça "Othelo", Iago é um invejoso ardiloso e estrategista, que, com língua ferina e maléfica envenena a mente de Othelo com mentiras sobre Desdêmona, sua amada, levando este a assassiná-la.

Para os que achem Shakespeare erudito demais, há exemplos mais simples, como Dick Vigarista, o leão Scar ( do premiado Rei Leão, da Disney), o compositor pérfido Salieri ( que invejava Mozart, no brilhante filme "Amadeus") e talvez a mais clássica de todas, a Rainha da história da Branca de Neve , que não podendo ser mais bela que a outra, decide matá-la.

Será,que ao se olhar no espelho, caro leitor, você também se pergunta se há no mundo alguém mais belo, mais rico, mais jovem que você ?

( fonte: jornal "Folha Metropolitana", ano 39, nº 11700)
______
Maurício Nunes é dramaturgo, músico, jornalista e cinéfilo, com livro sobre o tema. Blog : programacinelandia.blogspot.com . Email: aerosilva@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O importante é o que você acha :