terça-feira, 4 de outubro de 2011

SAVANTS

96420805

Reinaldo José Lopes

Kim Peek lê um livro de 300 páginas em 40 minutos. Uma página com cada olho.
Esse americano de 57 anos já leu 9 mil livros, o que dá mais ou menos um a cada dois dias desde a infância. E com uma diferença em relação a você : ele não esquece nada do que
leu.

Kim sabe de cor a história de todos os países, seus presidentes, quando eles nasceram, quem foram as esposas deles. Recita qualquer trecho da "Bíblia", do "Alcorão" ou da estrutura de um ônibus espacial.

E tudo isso é pouco perto do que o britânico Daniel Tammet faz. Ele simplesmente inventou uma matemática particular. Pergunte para Daniel quando é, digamos, 27 elevado à 5ª potência. Ele vai responder rapidinho que isso dá 10 460 353 203. que sem ter feito uma conta nem decorado nada.

Os resultados surgem por mágica na cabeça desse inglês tímido de 29 anos. E ele não é íncrivel só com números. A rede americana de TV PBS o desafiou a aprender islandês, uma língua que até quem nasceu na Islândia, acha complicada, em uma semana. Sete dias depois, era a 11ª das línguas que ele aprendia a falar fluentemente.

Daniel e Kim, diga-se,têm outra coisa em comum além desses superpoderes: os dois são deficientes mentais, diagnosticados como autistas. Kim mal consegue falar, não sabe abotoar a camisa e, quando criança, lhe recomendaram internação para o resto da vida.

Daniel é mais comunicativo, um rapaz bem simpático até, mas se sente perturbado quando anda em ruas movimentadas e é tão desligado que não consegue pegar um ônibus sem se perder.

E eles não são os únicos. Isso de combinar algum problema mental com brilhantismo, ou até genialidade, em certas áreas, é conhecido como sindrome de savant ( "sábio", em francês), uma condição raríssima que desafia as idéias como a mente funciona.

Continue lendo ...  
http://super.abril.com.br/saude/maiores-cerebros-mundo-447712.shtml

Saiba mais em...... http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Savant
___________

( fonte: revista Super Interessante, edição 256 , "Os maiores cérebros do mundo ")

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O importante é o que você acha :