domingo, 28 de outubro de 2012

Desapego

:: Thais Accioly ::

109723066

O outono é a época onde a natureza entra num processo de recolhimento, desprendendo-se daquilo que não lhe serve mais, poupando e armazenando energia, preparando-se para a chegada do inverno.

A natureza se torna um lindo espetáculo com suas cores muitas vezes caminhando do verde para o alaranjado e para o avermelhado. Banquete para os olhos e para a alma que gosta dos belos tons outonais.

Folhas caem e deixam à mostra galhos e troncos. Energia poupada. A natureza sabe tudo sobre sustentabilidade.

As folhas na terra viram adubo, compostos que alimentam as próprias plantas.
Os frutos maduros, não colhidos no verão, caem no chão, apodrecem, gerando alimento para a própria árvore. É o ciclo da vida. Desta forma, florestas sobrevivem. 130878523

E nós humanos, parte intrínseca da natureza terrena, como aproveitar melhor esse momento outonal?
Abrir mão do que não lhe serve mais ajudará a poupar a energia boa gasta com desperdício.
Por exemplo: quem alimenta pensamentos negativos sobre si mesmo, gasta imensa energia mental com um veneno psíquico. Isso é desperdício dos grandes.
Usar esse mesmo tempo e energia criando, estudando, analisando, pesquisando, lendo, é um uso mais salutar dessa mesma energia mental.

138325245 Outro exemplo prático: acalentar e alimentar mágoas. Gasto de energia poderosa emocional com algo do passado é desperdício de energia de força de construção do presente.
Lembrando ainda que a mágoa é desencadeadora de mal-estares físicos bem reais, como taquicardia, pressão alta (para quem já tem predisposição), gastrite, dor de cabeça, etc..
Do que você precisa abrir mão para viver melhor?
O que você precisa deixar que se vá com o ciclo da vida para que lhe sobre energia para cultivar positivamente o presente?

Eu gosto, no outono, de ter meus momentos desse olhar compassivo e sereno para dentro de mim mesma e para minha vida.
É quando me desfaço de casacos, sapatos e roupas que não uso mais. Tudo com muito carinho e endereçado para alguém que esteja querendo algo quentinho para o inverno.

144548538 Revejo minha alimentação visando melhorar minha saúde e força física. Cuido da qualidade do que ingiro.
Olho para meu coração e alma, e reflito sobre sentimentos que não me cabem mais. Angústias que já podem partir. Amarras que posso soltar. Tempos de perdão e desapego.

LEIA O RESTANTE DE DESAPEGO AQUI -

(extraído de http://somostodosum.ig.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O importante é o que você acha :