terça-feira, 15 de janeiro de 2013

ALGUNS AMORES QUE FICARAM PARA A HISTÓRIA

128018008

Anita e Giuseppe Garibaldi

Os dois se apaixonaram durante a Revolução Farroupilha,quando o "herói de dois mundos", então com 32 anos,parou na casa de parentes de Ana Maria de Jesus Ribeiro para tomar café. Maltratada pelo marido,a jovem de 18 anos decidiu fugir com Garibaldi.

Em 1841,foram para o Uruguai já com um filho. Deixaram temporariamente a vida de guerras até que Garibaldi se engajou nas tropas do general Frutuoso Rivera contra o argentino Rosas.

Com os quatro filhos,Anita foi enviada à Itália em 1847,para onde o marido seguiu pouco mais tarde.Ao seu lado,doente e grávida de seis meses,combateu pela unificação italiana,falecendo em 04 de agosto de 1849.

-

Chica da Silva e João Fernandes de Oliveira 73441745

A vida do contratador dos diamantes com Francisca da Silva,no arraial do Tejuco,é uma das mais intrigantes da História do Brasil.Desafiando os padrões sociais da época,João Fernandes,aos 26 anos,encantou-se com a mulata de cerca de 18,que conheceu em 1753.

Comprou-a do seu senhor (de quem Chica já tinha um menino) e lhe deu a alforria pouco depois.Tiveram 13 filhos nos 17 anos em que viveram em concubinato. Amparada na riqueza dos diamantes e no prestígio do amante,Chica proporcionou esmerada educação aos filhos e estabeleceu relações de compadrio com indivíduos de reconhecida posição social na capitania de Minas. O casal se separou quando João Fernandes teve que retornar a Portugal, em 1770,deixando a Chica um vultoso patrimônio.
-

96611466 Abelardo e Heloísa

A história de amor entre Abelardo e Heloísa foi uma história dramática. O romance iniciou-se em Paris, no século XII, Abelardo tinha 37 anos e Heloísa tinha 17 anos.

-

Inês de Castro e D. Pedro I

145071646

Inês de Castro uma nobre galega, foi amada pelo rei Pedro I de Portugal, de quem teve quatro filhos. Foi executada às ordens do pai deste,Afonso IV.

-

156475586 Robin Hood e Lady Marion

Robin Hood foi um herói lendário que roubava aos ricos para dar aos pobres e Lady Marion uma dama da nobreza. De acordo com as lendas,  eles apaixonaram-se e  casaram-se na igreja de St. Mary, em Edwinstowe e viveram felizes para sempre.

-

Orfeu e Euridice

Herói da Trácia, Orfeu era conhecido não pelas suas qualidades de guerreiro, mas pelas suas qualidades musicais. Filho de Apolo e da musa Calíope, amava apaixonadamente a ninfa Eurídice, com quem se casou.

94256226 Porém, a felicidade foi efémera pois Eurídice morreu pouco depois.
Orfeu, inconsolável, desceu ao reino dos mortos para conseguir recuperar a sua amada.

No entanto, não foi bem sucedido, porque não cumpriu o que Hades lhe tinha ordenado. Profundamente triste, Orfeu vagueou solitário pelo mundo, sem nunca mais querer saber de mulher alguma e repelindo todas aquelas que o tentavam seduzir, até que um dia, as mulheres da Trácia, enfurecidas pelo seu desprezo, o mataram!

-

124244601 Shah Jahan e Mumtaz Mahal

O Imperador Shah Jahan foi um prolífero mecenas, com recursos praticamente ilimitados. Sob a sua tutela construíram-se os palácios e jardins de Shalimar em Lahore, também em honra da sua esposa.

Mumtaz Mahal deu ao seu esposo 14 filhos, mas faleceu no último parto e o imperador,desolado, iniciou quase de seguida a construção do Taj Mahal como oferta póstuma.

-

Tristão e Isolda

158640576 Tristão e Isolda é uma história lendária sobre o trágico amor  entre o cavaleiro Tristão, originário da Cornualha, e a princesa irlandesa Isolda, de origem medieval.

A lenda foi contada e recontada em muitas diferentes versões ao longo dos séculos.

-

103975573 Cyrano e Roxanne

Cyrano ama desde a infância a sua prima Roxanne, mas nunca teve a coragem de lhe declarar essa paixão. Ele julga-se desfigurado,devido ao seu longo nariz, e admite nunca poder vir a ser amado por uma mulher.

Pelo seu lado, Roxanne, que nutre por Cyrano uma enorme simpatia, tem como ideal de homem a beleza e o espírito.Ao conhecer Christian, Roxanne apaixona-se por ele, mas este é tímido e não consegue manter uma relação normal com uma mulher.

É então que Cyrano ajuda Christian,escrevendo-lhe longas e belas cartas de amor que vão tornar ainda maior a paixão de Roxanne por Christian.

Só que Christian não vai aguentar por muito tempo esta situação e Roxanne vai então descobrir o autor de tão belas cartas de amor...

-
Marie e Pierre Curie
158318093

Pierre Curie inicia as suas investigações científicas dedicadas ao estudo das radiações infravermelhas.Em 1895, casa-se com Marie Sklodowska e, em colaboração com ela, descobre materiais radioactivos diferentes do urânio.

158318093 O amor que os une é incrível, sendo que também os une o amor pela investigação…Mesmo após a morte de Pierre, atropelado por um veículo,Marie prossegue as suas investigações.

158318093 Em 1910, obtém o rádio em estado metálico. O casal Curie recebe o Prémio Nobel de Física em 1903, e Marie recebe o de Química em 1911. Falece de uma leucemia produzida pela sua excessiva exposição a substâncias radioactivas.

(fontes : Revista História Viva ,jornal O Garimpo e informações retiradas de um trabalho elaborado pelos formandos do EFA-B3 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O importante é o que você acha :