sábado, 16 de fevereiro de 2013

ATEUS

Thais Sant’Ana.

O país com mais ateus no mundo é a Suécia,segundo a suecia 1 pesquisa "Ateísmo: Taxas e Padrões Contemporâneos", do sociólogo norte-americano Phil Zuckerman.

Segundo ele, os suecos aprendem sobre cada uma das religiões na escola e são livres para escolher seguir ou não uma delas.

E isso se repete na maioria dos países com alto índice de ateísmo. Vale lembrar que o estudo engloba ateus, agnósticos e não-crentes em Deus e o ranking é baseado na porcentagem populacional de cada país.

A9CB128A3BB76ADE2646BE457FA8D Depois da Suécia,com 85% de ateus,vem o Vietnã,com 81% - O budismo e o taoísmo, religiões comuns por lá, são vistos como uma tradição, e não crença .Logo depois vem a Dinamarca (80%),Noruega (72%),Japão (65%),República Tcheca(61%),Finlândia(60%),França (54%) e Coreia do Sul,com 52%.

Já entre os países cuja maioria da população tem alguma crença,estão a    Itália: 90% ,Filipinas: 80% ,México: 76% e Brasil: 73% ,entre outros.

Entre alguns ateus famosos estão ,Gene Roddenberry (Criador de "Jornadas nas Estrelas");Nietzsche (Filósofo);Steve Jobs (Co-fundador da Apple, Next e do Estúdio Pixar);Alfred Hitchcock (Diretor de cinema);Angelina Jolie (Atriz);Arnaldo Jabor (Jornalista, diretor e escritor).

Confira outros ateus famosos em http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_n%C3%A3o_te%C3%ADstas

Fontes: Pesquisas de Phil Zuckerman (2007), Richard Lynn (2008) e Elaine Howard Ecklund (2010), ONU, adherents.com, American ReligiousIdentification Survey, The Pew Research Center, Gallup Poll, The New York Times, Good, Nature, Live Science e Discovery Magazine e artigo de Thais Sant’Ana.

Enviado por Mariza Lenir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O importante é o que você acha :