quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

MEMÓRIAS DE UM SEDUTOR

431px-Casanova_ritratto

Giacomo Girolamo Casanova foi um jogador,vigarista,
diplomata,advogado,
soldado,alquimista,
violonista,viajante,caçador de prazeres e sedutor serial.Foi também um prolífico autor que documentou suas aventuras e casos de amor num tórrido livro de memórias que é um dos tesouros literários do século 18.

Nascido em Veneza,adotou a França como país natal,mas foi obrigado a deixar Paris em 1760 depois de ter seduzido as mulheres e filhas de importantes súditos deo rei Luís XV,roubando deles uma soma considerável.
Ele escreveu suas memórias nos últimos anos de vida. Aos 73 anos,poucos antes de morrer na Boêmia em 1798, Casanova incumbiu o sobrinho de cuidar de seus papéis,vendidos em 1821.

Uma versão completa foi publicada pela primeira vez em francês em 1960,e em 2007 uma comissão francesa declarou os manuscritos um "tesouro nacional" que tinha que ser comprado.Três anos depois foi adquirido pela Biblioteca Nacional francesa.

Ele escreveu que sua primeira relação sexual foi aos 11 anos e afirmava ter seduzido 122 mulheres ao longo da vida,incluindo uma freira. O livro de memórias é extraordinário pela detalhada descrição da vida cultural e social da Europa do fim do século 18,incluindo as experiências sexuais do próprio Casanova,seus duelos,visitas às cortes,perseguições de carruagem,fugas da guarda e tramóias.

Ao longo dessa trajetória ele cita o nome de seus conhecidos,entre eles Jean-Jacques Rousseau.

(Elaine Sciolino,"Casanova,memórias de um sedutor",tradução de Augusto Calil,jornal "O Estado de São Paulo",4 de dezembro de 2011)

Saiba mais em
http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/casanova-cara-catava-todas-433480.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O importante é o que você acha :