sexta-feira, 26 de abril de 2013

DISCO MUSIC

stock-footage-music-disco-speech-balloon-hd Nascida na porção gay,negra e latina de Nova York no final dos anos 60,a disco saltou do underground para todos os cantos do mundo,envelopada de diversas formas. Talvez o ícone mais conhecido até hoje seja Tony Manero,personagem de Johm Travolta em "Os Embalos de Sábado à Noite",longa,que,no fim de 2012,completou 35 anos.

Lançado no final de 1977,o filme virou marco da geração ,que,pela primeira vez na história,levava o hedonismo para a pista de dança e fazia da discoteca a sua igreja. Era o nascimento da cultura de clubes,ou seja,do hábito de sair para dançar,um dos vícios mundanos mais deliciosos já criados pelo ser humano.

O documentário da BBC, "The Joy of Disco",releva muito do universo da disco,inclusive a malícia por trás de hinos que o Planeta inteiro já dançou, achando que eram músicas inocentes,como o hit "YMCA",do Village People. Dificilmente as milhares de pessoas que já dançaram essa manjada coreografia com os bracinhos formando letras do alfabeto, tenham se dado conta de que a música fala,basicamente,da pegação gay no banheiro da ACM nova iorquina.

Está no documentário também a história da atriz pornô que virou rainha das pistas, Andrea True (falecida em 2011),que entrou para a história com o sucesso "More,More,More"

(Cláudia Assef & Eletro,"Por que a disco music nunca vai sair da moda",jornal "O Estado de São Paulo", 17 de março de 2012)

-

Tony Manero
http://www.youtube.com/watch?v=Cvl0iKbdV6A

YMCA - Village People
http://www.youtube.com/watch?v=CS9OO0S5w2k

More,More,More - Andrea True
http://www.youtube.com/watch?v=RlJGrIyt-X8

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O importante é o que você acha :