sábado, 27 de abril de 2013

MIX

DIA INTERNACIONAL DO PÃO
cestodepão
O pão, um dos alimentos mais antigos e populares da humanidade, tem um dia especial reservado no calendário : 16 de outubro. Essa data foi instituída no ano de 2000, em Nova York, pela UIB - International Union of Bakers and Bakers-Confectioners.

Gilberto Freyre (sociólogo) diz que o Brasil só conheceu o pão no século XIX. Antes disso, os alimentos com uso de farinha eram à base de mandioca e milho. Como na Europa, aqui o pão também surgiu acompanhado de rituais e cerimônias : costumava-se fazer cruzes nas massas, rezar salmos para fazê-los crescer e ficarem macios e bonitos.

Os imigrantes foram os responsáveis pelo desenvolvimento da panificação no Brasil, mais notadamente os italianos. O pioneirismo da panificação comercial surgiu em Minas Gerais, mas foi em São Paulo que as grandes padarias mais se proliferaram.Vamos comemorar todos os dias do ano.( colaboração de Vlamir Devanei Ramos )

-

O HÁBITO DE FUMAR

virginia01

O tabaco começou a crescer nas Américas por volta de 6.000 a.C. e acredita-se que os habitantes do continente começaram a dar suas baforadas no ano 1 a.C., além de mascar as folhas da planta. A primeira prova documental de que os nativos realmente fumavam é um pote de cerâmica, datado como anterior ao século XI a.C., e que mostra um maia fumando um monte de folhas de tabaco enroladas e presas por uma cordinha.

O fumo era usado também com fins medicinais e durante rituais religiosos. O homem branco só foi conhecer o fumo quando Cristóvão Colombo aportou no Novo Mundo, em 1492. O navegador ficou intrigado ao ver os índios mascando e fumando as folhas secas de uma certa “planta aromática”.

Os nativos a chamavam de tobaga, termo que deu origem à palavra “tabaco”. Colombo levou algumas folhas na viagem de volta à Europa, mas não fez muito sucesso com a novidade. O uso da planta se alastrou somente a partir do século XVI, quando aventureiros e diplomatas como o francês Jean Nicot – que acabou batizando a nicotina – começaram a popularizá-lo.

Os charutos apareceram no século XIX e os cigarros, que já eram produzidos de forma bem rudimentar e à mão, passaram a ser fabricados em série em 1883, com a invenção da máquina de enrolar cigarros, criada pelo norte-americano James Bonsack.( extraído do blog "Foi Desse Jeito" - http://foidessejeito.blogspot.com.br)

-

METRÔ

subway 2

Em 24 de abril de 1968,foi formada oficialmente a Companhia de Metropolitano de São Paulo. Em dezembro, começaram as obras.

Em 6 de setembro de 1972,foi dada a largada ao mais eficiente sistema de transporte público da cidade. Do alto do palco montado no pátio do Jabaquara para a cerimônia dos testes,o presidente Garrastazu Médici apertou um botão que,simbolicamente,inaugurava o primeiro metrô do Brasil.

O percurso experimental,com cerca de 400 metros,foi percorrido a uma velocidade de 20 km/h. Apenas as autoridades embarcaram na primeira viagem.Do lado de fora,cerca de 2 mil pessoas aplaudiam. Enquanto o trem se aproximava,o então prefeito Figueiredo Ferraz era abraçado pelo governador Laudo Natel.

(Rose Saconi,"Em 1927,a 1ª notícia sobre o 'subterrâneo'", jornal O Estado de São Paulo,2 de setembro de 2012)

Saiba mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Metr%C3%B4_de_S%C3%A3o_Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O importante é o que você acha :