sábado, 4 de maio de 2013

MIX

KOMBI

kombi-casa-7

"...Esse anacronismo automotivo chamado Kombi,saiu do forno em 1950,quando a Volkswagen comprou a idéia do holandês Ben Pon de uma perua com chassis de fusca.No Brasil,o trambolho começou a ser montado em 1953,com peças importadas e a partir de 1957,com 50% de peças nacionais.

Dizem que está para sair de linha.Das fábricas que havia pelo mundo,resta a brasileira,que em outros tempos,aprovisionou vários países.Hoje só a Inglaterra compra."    (Humberto Werneck, "A perua vã", jornal O Estado de São Paulo, setembro de 2012)

Saiba mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Volkswagen_Kombi

-

HERMAFRODITA

800px-Borghese_Hermaphroditus_Louvre_Ma231_n4

A medicina e a biologia empregam as palavras hermafrodita ou androgino para descrever um ser com órgãos sexuais masculinos e femininos. Esta condição física,rara entre os seres humanos é encontrada no reino vegetal - no lírio,por exemplo - e entre certos insetos e invertebrados,como as minhocas.

Do ponto de vista evolutivo, aceita-se que o hermafroditismo tenha sido a forma que a natureza usou para a reprodução das espécies antes de efetuar a separação sexual entre os seres,tornando-os masculinos e femininos.

A palavra hermafrodita origina-se de Hermafrodite,nome de um ser mitológico parte masculino,parte feminino. Segundo a lenda, Hermafrodite era um belo jovem,filho de Hermes e Afrodite.

Um dia, quando se banhava na fonte de Salmacis,em Creta,foi visto pela ninfa das águas daquele lugar:esta,apaixonando-se por ele,agarrou-o e implorou aos deuses que a deixassem ficar unida a Hermafrodite por toda a eternidade.

Seu pedido foi atendido e resultou na formação de um ser meio homem,meio mulher. Esta história foi narrada pelo poeta romano Ovídio (43 a.C) ( Elsie Dubugras,"A Fusão dos Sexos",revista O Melhor de Planeta,editora Três,número 1 )

ilustração : Hermafrodito, estátua romana (c. 200d.C.), cópia de um original grego. O leito foi adicionado por Bernini em 1516.

-

ROCINHA

City-Tour-com-Guia-na-Rocinha-Rio-de-Janeiro-RJ

O nome Rocinha,de uma das favelas mais famosas do Brasil,localizada na zona sul carioca, é controverso. Depoimentos de moradores mais antigos,que começaram a chegar ao local na segunda década do século passado,sugerem que a denominação se deve às pequenas chácaras ali existentes.

Os primeiros invasores da área vendiam legumes na Praça Santos Dumont. Lá diziam,que o produto vinha da "rocinha do morro"  (Pedro Dantas,"Invasão da Rocinha vai abalar maior empresa do crime organizado no Rio",jornal O Estado de São Paulo,13 de novembro de 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O importante é o que você acha :