quarta-feira, 29 de maio de 2013

O PAPA MAIS JOVEM

168032243

O homem mais novo a receber o título de sumo pontifíce da Igreja Católica foi também o que mais vezes ocupou o trono da Santa Sé: em três ocasiões o nobre romano Teofilato de Tusculana (1020-1056) foi empossado como Benedito IX. No início do primeiro mandato,em 1032,ele era uma criança de 12 anos.

Teofilato só se tornou líder da igreja porque pertencia à importante família Tusculana,de Roma - e era aparentado a dois papas anteriores, João XIX e Benedito VIII.Naquela época os papas eram eleitos pela influência de nobres poderosos.

Nas disputas políticas entre as famílias dentro do Vaticano havia até assassinatos. Numa dessas disputas eclesiásticas,em 1044,Benedito IX foi afastado sob a acusação de ter um comportamento sexual pouco condizente com sua condição de homem santo.

No seu lugar assumiu Silvestre III,da família rival Crechenti.Mas Benedito excomungou o substituto e voltou ao Vaticano.Novamente no poder,vendeu o cargo de papa a um padrinho,que assumiu em 1045,como Gregório VI.

O imperador Henrique III,do Sacro Império Romano Germânico,que reinava sobre a Itália e a Alemanha,destituiu Gregório e nomeou o seu protegido Clemente III - que morreu misteriosamente oito meses depois. Benedito,então com 27 anos,aproveitou a chance e convenceu o Conselho dos Bispos a reelegê-lo para o terceiro mandato.

A confusão só acabou em 1049,quando Leão IX assumiu o papado e regularizou as eleições para o cargo restringindo as influência dos nobres. (Revista Super Interessante nº 155,agosto de 2000)

Extraído do jornal 'O Garimpo',ano III, junho 2007,editado por Cosme Custódio da Silva, Salvador, BA - http://www.ube.org.br/biografias-detalhe.asp?ID=210

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O importante é o que você acha :