sábado, 21 de setembro de 2013

DIA DA IMPRENSA NO BRASIL

77379306 O mês de junho inicia com uma data extremamente especial para os profissionais da área de comunicação e também para o país de maneira geral. Segundo historiadores, a princípio, o Dia da Imprensa era comemorado em 10 de setembro, data em que começou a circular a 'Gazeta do Rio de Janeiro'.

Contudo em 1999, o Congresso Nacional através de decreto lei alterou a data de comemoração para primeiro de junho,pois marca o nascimento do 'Correio Braziliense', fundado pelo jornalista gaúcho Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça.

97451736

Antes da chegada da família real no Brasil era proibida toda e qualquer atividade de imprensa. Foi Dom João VI quem a instituiu no país em maio de 1808 com a instalação da Imprensa Régia. A Gazeta do Rio de Janeiro foi o primeiro jornal publicado em território nacional impresso em máquinas trazidas da Inglaterra. A publicação tinha caráter oficial e noticiava fatos favoráreis ao governo.

Contudo,pouco antes dessa data, o exilado Hipólito José da Costa lançou em Londres o Correio Braziliense, primeiro jornal brasileiro impresso fora do Brasil. A edição é datada de primeiro de junho de 1808, todavia chegou ao Rio de Janeiro somente em outubro e teve grande repercussão nas camadas mais esclarecidas, porém, foi proibido e apreendido pelo governo. Até 1820,apenas a Gazeta e demais revistas impressas na própria Imprensa Régia tinham licença para circular.

( Favari Filho, "JCL discute Dia da Imprensa no Brasil", TV Cidade Livre, Rio Claro, SP )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O importante é o que você acha :