quinta-feira, 24 de outubro de 2013

MIX

GORDINHOS SIMPÁTICOS

gordim

A imagem do gordinho simpático é quase um senso comum . " Isso acontece porque formas humanas arredondadas se assemelham à figura de um bebê", diz a psicóloga Graça Marques, de São Paulo. " Isso nos remete à idéia de alegria e da bondade".

Reforça essa associação no imaginário coletivo o fato de os gordinhos  tenderem a ser mais tolerantes e prestativos ( fonte: Cristiane Mano, "Por que os gordinhos parecem simpáticos ?", revista " Emoção e Inteligência", nº 07 )


-


ESCOLHA DO PAPA

imagem-imagem-papa-ok_0

Hoje a escolha de um novo papa é um dos rituais mais inflexíveis da Igreja. Mas até o século 11 a coisa era um legítimo pandemônio. Na Antiguidade e no ínicio dos tempos medievais, as eleições eram feitas por aclamação - povo e clero se reuniam e gritavam o nome do sucessor.

Em 366,por exemplo,dois homens se declaravam vencedores: Ursino e Dâmaso. O impasse se resolveu no tapa. Dâmaso, depois canonizado, enviou mercenários para trucidar o rival em uma igreja.

Mais tarde, o direito de voto ficou limitado a padres de Roma e bispos das cidades vizinhas. ( fonte: Revista Superinteressante, nº 239, segundo a folha cultural   "O Garimpo", nº 23, ano III, Salvador/BA)


-

BESOURO

images

O besouro é o bicho mais diverso do grupo de insetos. Existem aproximadamente 250 mil espécies conhecidas. Para conhecer todas você teria de ver 15 espécies por dia durante 45 anos, sem repetir uma sequer.

Os besouros adultos vivem, em média, 60 dias. Mas, antes, eles já viveram 90 dias como larvas. Criados em cativeiros, eles se alimentam de ração e até de pão amanhecido.

Por serem muito diferentes uns dos outros, podem medir de 2 até 20 cm, como é o caso do Besouro Gigante ( Thaís Caramico, em " Grandes Pequenos Seres", jornal O Estado de São Paulo, 7 de maio de 2011)

Um comentário:

  1. Pois é, quanto aos gordinhos é uma relação mesmo de dispensar alegrias, por isso elegem o Rei momo sempre gordo...
    As demais curiosidades eu até já sabia porém sem esses detalhes peculiares.
    Abraço

    ResponderExcluir

O importante é o que você acha :