sábado, 5 de outubro de 2013

REVITALIZAÇÃO DE DETROIT

606x341_235524 Cleide Silva

Conhecida como a cidade dos automóveis, Detroit já foi chamada de cidade fantasma por causa do elevado número de imóveis vazios. Recentemente, um movimento de revitalização, transforma prédios e casas abandonadas em ateliês de artistas, escritórios,lojas e até hortas comunitárias.

O Centro Industrial Russel, complexo instalado no centro de Detroit, em Michigan, era, até há algum tempo um dos milhares de prédios abandonados na cidade, castigada pela decadência da indústria automobilistica local ao longo das últimas décadas.

images O complexo de 2,2 milhões de metros quadrados abrigou uma fábrica de autopeças que montava carros para a Ford e a Chrysler. Foi desativado no fim dos anos 50, quando a empresa faliu.

Prestes a ser demolido, foi resgatado em 2003 por US$ 1,5 milhões pelo empresário Dennis Kefallinos, de 57 anos. Ele migrou da Grécia ainda adolescente e seu primeiro emprego foi de lavador de pratos.

Hoje é um grande investidor do setor imobiliário, especializado em comprar prédios abandonados, reformar, dividir em compartimentos e alugá-los a baixo custo. Desde os anos 90, ele adquiriu 40 imóveis degradados e os transformou em restaurantes, hotéis, prédios comerciais e residenciais. ( fonte: "O Renascimento da Cidade Fantasma", jornal "O Estado de São Paulo", 22 de janeiro de 2012  )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O importante é o que você acha :