segunda-feira, 3 de março de 2014

DIA NACIONAL DA ABREUGRAFIA

Dia Nacional da Abreugrafia - 4 de Janeiro

abreug20

ORIGEM DA DATA

04/01 foi instituído como Dia Nacional da Abreugrafia através do Decreto nº 42.984, de 03/01/1958 em homenagem a data do aniversário do médico RADIOLOGISTA brasileiro, Manoel Dias de Abreu, que inventou a abreugrafia em 1936.

O nome "ABREUGRAFIA" foi sugerido em maio de 1939, durante o I Congresso Nacional de Tuberculose, quando o Dr. Ary Miranda (Presidente do Congresso) propôs que fosse utilizado o termo para designar o método criado por Abreu. Em outros países, o método tem outras nomenclaturas.

Manoel Dias Abreu chegou a ser indicado para o prêmio Nobel, pela importância de sua invenção, pois na década de 30 do século 20, houve uma epidemia de tuberculose.

Os médicos não utilizavam radiografias com fins de diagnósticos, confiando apenas no método de percussão e auscultação, com uso de estetoscópio que não diagnosticava a tuberculose em sua fase inicial, dificultando o início do tratamento.

O QUE É A ABREUGRAFIA?

É um tipo de exame de que diagnostica precocemente a TUBERCULOSE. Esse teste radiográfico registra a imagem do tórax e espalhou-se pelo mundo devido ao seu baixo custo e eficiência em tirar pequenas chapas radiográficas dos pulmões. A imagem fica pequena, porém suficiente para o diagnóstico.

Trata-se de um exame obsoleto, mas de grande importância para a história da medicina e da análise de imagens.

Hoje não se fala mais em usar Abreugrafia devido aos perigos de se expor pessoas saudáveis à radiação sem necessidade. Ocorre porque já existem outros métodos de diagnosticar a tuberculose, e a epidemia não acontece mais em escala mundial. Infelizmente a epidemia ainda ocorre em alguns países da África.

Saiba mais em http://blog.helpsaude.com/2012/01/dia-nacional-da-abreugrafia-4-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O importante é o que você acha :