domingo, 9 de março de 2014

MIX

ZOOLÓGICOS


Nobres europeus colecionavam animais desde a Idade Média. Mas o colonialismo gerou uma febre por novos bichos e o primeiro zoológico moderno foi aberto na Áustria em 1779.Caiu no gosto do povo e se espalhou pelo mundo.

O Zoológico do Rio surgiu em 1888 e teria como consequência a criação do jogo do bicho: em 1889,com a Proclamação da República,o Estado parou de financiar o zoológico- que em 1892 criou uma loteria para se sustentar( fonte: Fábio Marton,"Conexões de Caminha a Cachoeira",revista Super Interessante, edição 307,agosto 2012)

MILAGRES


No dicionário,milagre vem de miráculo,que vem do verbo em latim mirare,que,por sua vez,quer dizer "maravilhar-se".A palavra se aplica sobretudo àquilo que não explicação científica e que parece acontecer de forma inesperada,contrariando a razão.

Na religião,o milagre tem um significado mais específico,pois seria produzido por algo que acontecer com a intervenção de Deus.Para os cristãos,o maior milagre foi a ressureição de Jesus cristo após sua morte na cruz.

Durante a vida,Jesus fez vários milagres:curou doentes,multiplicou alimentos e ajudou as pessoas,mostrando o poder da fé (fonte: Kátia Canton,"Fabriqueta de Idéias",jornal O Estado de São Paulo,7 de abril de 2012)


GIDE


"Mais vale uma frustração que nos faz crescer,do que uma satisfação que nos faz estagnar"(André Gide)

André Paul Guillaume Gide foi um escritor francês.Recebeu o Nobel de Literatura de 1947 e foi o fundador da Editora Gallimard e da revista Nouvelle Revue Française. 

Gide não somente era homossexual assumido, como também falava abertamente em favor dos direitos dos homossexuais, tendo escrito e publicado, entre 1910 e 1924,"Corydon", um livro destinado a combater os preconceitos homofóbicos da sociedade de seu tempo, .

Entre as suas obras mais importantes estão Os Frutos da Terra, a já mencionada Corydon, A Sinfonia Pastoral, O Imoralista e Os Moedeiros Falsos.(fonte: Miniguia Mensagens,ano 2,nº 1)
ª

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O importante é o que você acha :