quinta-feira, 17 de abril de 2014

Símbolo arroba

176657767

O signo de arroba (@), popularizado na atualidade pela era digital, provém da Idade Média, quando os copistas do latim começaram a enlaçar num só traço a preposição AD, a que significava a, para, cerca, em. Os escreventes dessa época criaram numerosas ligações, com o fim de economizar pergaminho, (que era muito caro) e tempo em seu laborioso trabalho, segundo o professor de Latim da Universidade de Chicago, Berthold L. Ullman.

Mas, em opinião de outros investigadores, a palavra arroba foi popularizada em Espanha, durante os quase 8 séculos de dominação árabe, os quais introduziram o termo 'ar-roub', como uma unidade de medida de peso, usada até o presente. Uma arroba (ar-roub) significava para os ocupantes muçulmanos da península Ibérica a quarta parte de um quintal (25 libras), equivalente no sistema métrico decimal a 11 quilogramas e 506 gramas. Sobre a base desta teoria, a palavra arroba e seu signo
( @ ), se espalharam desde a Sevilha ao Novo Mundo e ao resto dos países europeus com os quais comerciava a Espanha, depois de adequar ao castelhano este novo termo.

88030636

Recentemente, um grupo de investigadores italianos reportaram a descoberta em forma escrita pela primeira vez da unidade de medida arroba, numa carta enviada por um mercador dessa nacionalidade desde a Sevilha à Roma.

No documento, escrito em 1536, se fala de uma arroba de vinho (?), remetida num navio, o qual equivalia a um 1/13 de um barril, segundo esta investigação, divulgada no jornal britânico The Guardian. O símbolo ( @ ) apareceu pela primeira vez no teclado de uma máquina de escrever em 1884, quando foi lançado ao mercado o modelo Caligraph No. 3 Comercial, depois que esse aparelho de escritório começou a produzir-se em série pela fábrica de armamentos Remington.

95467168

Nessa época, o signo ( @ ) era muito popular nos Estados Unidos para expressar o custo unitário de um artigo. Por exemplo: "Vendem-se 10 cavalos @ 5 USD", o que significa o custo de cada um dos animais. Embora o uso da arroba fosse decrescendo, este continuou figurando nos teclados das máquinas de escrever, devido a que resultava difícil de substituir-se com a combinação de outras teclas, como se foi fazendo com outros signos.

Quando apareceram os primeiros computadores, se copiaram os teclados das clássicas de escrever, o qual permitiu ao programador norte-americano Ray Tomlinson resolver o envio do primeiro correio eletrônico em 1971.

Saiba mais em http://lucidreira.blogspot.com.br/2013/07/simbolo-arroba-sua-origem.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O importante é o que você acha :