sábado, 10 de maio de 2014

MIX

CASA DA MÃE JOANA

456912439

A expressão se deve a Joana, rainha de Nápoles e condessa de Provença, que viveu na Idade Média entre 1326 e 1382. Em 1346, ela se refugiou em Avignon, na França.

Aos 21 anos, Joana regulamentou os bordéis da cidade  onde estava refugiada. Uma das normas dizia: “o lugar terá uma porta por onde todos possam entrar.” Transposta para Portugal, a expressão “paço-da-mãe-joana” virou sinônimo de prostíbulo.

Trazida para o Brasil, a palavra “paço”, por não fazer parte da linguagem popular, foi substituído por “casa”. Assim, “casa-da-mãe-joana” passou a servir para indicar um lugar ou situação em que cada um faz o que quer, onde impera a desordem e a desorganização. ( fonte : Curiosidades Sobre Expressões Populares - http://www.vocesabia.net )

-

COMIDA ENLATADA

iwlyubnb0467c

Napoleão Bonaparte ofereceu um prêmio para quem inventasse uma forma de preservar comida no front.

Em 1810, o chef Nicolas Appert conseguiu: criou um método para guardar alimentos em garrafas lacradas, logo adaptado para uso em latas de estanho.Muito tempo depois, outro alimento enlatado também ganharia fama graças à guerra. Era o spam.

Criado em 1937. esse apresuntado foi ração dos soldados aliados na Segunda Guerra. ( Fábio Marton, "Conexões da Espanha ao Spam", revista Super Interessante, edição 302, março de 2012 )

-
ANIMAIS PODEM APRECIAR MÚSICA ?

162252474

No clássico "Fantasia", da Disney, crocodilos e hipopótamos desengonçados executam uma dança irreal ao som de Dança das Horas. É só imaginação ou a música pode mesmo mexer com os bichos ?

"Há indícios de que os animais se sentem melhor quando ouvem algumas músicas",diz o veterinário Mauro Lantzman,professor de psicobiologia da PUC de São Paulo. Geralmente,são sons suaves e melódicos,como sonatas de Chopin ou quarteto de cordas de Beethoven.

"A produção de vacas leiteiras aumenta com música clássica ambiente no curral",diz Lantzman. O mesmo resultado pode ser observado na produção de ovos em granja. ( Cristian Mano, "Quer Saber ?", revista Emoção e Inteligência, nº 7, dezembro de 2000)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O importante é o que você acha :