segunda-feira, 9 de junho de 2014

MIX

A  PRIMEIRA CIDADE DO BRASIL

saovicente2a 

São Vicente foi a primeira cidade do Brasil, fundada em 22 de janeiro de 1532, mesmo antes das vilas Baianas e é por isso chamada de "A Cellula Mater da Nacionalidade". De lá partiu, em 1536, D. Pedro de Mendoza, para atingir o Rio da Prata e fundar Buenos Aires.

Para se ter uma idéia da antiguidade da cidade de São Vicente, basta lembrar que, em 22 de agosto de 1532, foi eleita e empossada a Câmara de Vereadores da cidade,com os seguintes edis : Martim Afonso de Souza, Padre Gonçalo Monteiro, João Ramalho, António Rodrigues, José Adorno e Pedro Góes.  ( fonte: Paulo Luiz Vieira de Freitas, "Mãe Portuguesa, Filhos Brasileiros", jornal  RSletras,  ano XII, julho 2011, nº 110  )

-

ACABAR EM PIZZA 

pizza

Uma das expressões mais usadas no meio político é “tudo acabou em pizza”, empregada quando algo errado é julgado sem que ninguém seja punido. O termo surgiu no futebol.

Na década de 60, alguns cartolas palmeirenses se reuniram para resolver alguns problemas e, depois de 14 horas seguidas de brigas e discussões, estavam com muita fome. Assim, todos foram a uma pizzaria, tomaram muito chope e pediram 18 pizzas grandes. Depois disso, simplesmente esqueceram o assunto, foram para casa e a paz reinou.

Depois desse episódio, Milton Peruzzi, que trabalhava no jornal Gazeta Esportiva, publicou a seguinte manchete: “Crise Do Palmeiras Termina Em Pizza”. Daí em diante, a expressão pegou. ( fonte : Curiosidades Sobre Expressões Populares - www.vocesabia.net )

-

NOME DOS BAIRROS DO RIO DE JANEIRO

acari

ACARÍ -  O nome do bairro vem do Rio Acari. Acari, por sua vez, é um tipo de peixe. Hoje chamada de Favela de Acari, a região é a junção do Conjunto Amarelinho, construído no final dos anos 50 na beira da Avenida Brasil, e mais quatro localidades: Parque (Proletário) Acari, Vila Rica de Irajá, Coroado e Vila Esperança.
( fonte : Nome dos Bairros do Rio de Janeiro, Márcio de Castro, www.marciodecastro.com.br )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O importante é o que você acha :