quarta-feira, 2 de setembro de 2015

MIX

CUBO REFLETOR

cuborefletor1002

Durante a greve geral que parou a Espanha em 2012, entre cartazes, placas, máscaras de gás, gritos de guerra e camisetas com palavras de ordem,um objeto não muito bem identificado, mas extremamente notado, chamou a atenção mundial.

Era um imenso cubo metálico inflável. Lúdico, ele deslizava pelas mãos da multidão e pelo chão, refletindo a luz e impedindo que fotos dos protestantes fossem feitas,

Funcionou também como barreira entre a população e a polícia. O aparato fez tanto sucesso que a mídia mundial logo investigou quem eram os criadores do "cubo refletor".

O cubo foi criado pelo artista Artur Van Balen para o coletivo alemão Ecletic Electrie Collective. ( fonte: Flávia Guerra, " Em Londres, a história da arte de protesto", jornal O Estado de São Paulo,14 de setembro de 2014)

-

EXPLODE CORAÇÃO

bateria-da-escola-de-samba

Em 1993, o Salgueiro ainda não tinha entrado na Sapucaí e a arquibancada já entoava o refrão que viraria clássico : " explode coração na maior felicidade. É lindo o meu Salgueiro contagiando, sacudindo essa cidade".

A interação do público com o samba-enredo foi o ponto alto daquele carnaval e o jejum de 17 anos, foi, enfim, quebrado. Algo há muito tempo não visto.

O contagiante refrão não foi escrito especialmente para "Peguei um ita no norte", enredo inspirado na música de Dorival Caymmi sobre um migrante que deixa Belém rumo ao Rio de Janeiro. O famoso verso é de Demá, que tentou incluí-lo em sambas anteriores.

Se antes não dava liga, em 1993 encaixou perfeitamente ( fonte: Maria Fernanda Rodrigues, "Crônicas de um enredo", jornal O Estado de São Paulo, 14 de fevereiro de 2015)
-

EXPRESSÕES POPULARES : GUARDADO A SETE CHAVES

5916467

No século XIII, os reis de Portugal adotavam um sistema de arquivamento de jóias e documentos importantes: um baú que possuía quatro fechaduras. Cada uma destas chaves era distribuída a um alto funcionário do reino.

Portanto, eram apenas quatro chaves. Mas o número sete passou a ser utilizado em razão de seu valor místico, desde a época das religiões primitivas. Assim, começou-se a utilizar o termo “guardar a sete chaves” para designar algo muito bem guardado.      ( fonte : Curiosidades Sobre Expressões Populares - http://www.vocesabia.net )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O importante é o que você acha :