terça-feira, 24 de maio de 2016

A MORTE DA BEZERRA


Pensar na morte da bezerra é uma expressão popular utilizada quando alguém aparenta estar distraído, introspectivo, alheio a tudo e muito pensativo.

É considerado um ditado popular bastante comum no Brasil e em Portugal. No entanto, existem algumas discordâncias entre as histórias que supostamente teriam dado origem a esta expressão.

A teoria mais aceita fala de uma história proveniente das antigas tradições hebraicas, onde os hebreus tinham o costume de ofertar bezerros para Deus, em sinal de gratidão ou redenção de seus pecados.

De acordo com a lenda, o filho mais novo do rei Absalão era muito afeiçoado com uma pequena bezerra que seu pai tinha e não queria que esta fosse sacrificada. Mas, Absalão não poupou o animal, sacrificando-o em homenagem à Deus.





Conta-se que o menino, desde então, passou o resto da vida pensando na morte da pequena bezerra, agindo de modo triste e distante de todos. Algumas versões da lenda dizem que o menino teria morrido alguns meses após a morte da bezerra, devido a gravidade de sua tristeza.

Outra suposta história sobre como esta expressão teria se originado é típica de Portugal. Segundo a lenda, existia um homem chamado Bezerra que teria cometido vários crimes hediondos na cidade do Porto. Os moradores indignados com as ações do criminoso, espancaram-no violentamente durante vários quilómetros.

A morte do Bezerra teria sido tão violenta, que desde então quando alguém era visto com um ar pensativo ou distante, dizia-se que estava "a pensar na morte do Bezerra". ( fonte: http://www.significados.com.br )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O importante é o que você acha :