sábado, 18 de junho de 2016

MIX CURIOSIDADES

NOMES DE BAIRROS DO RIO DE JANEIRO
bangu

BANGU– possui 2 versões para o nome: “paredão negro ou escurecido”, numa referência à grande sombra projetada pelo Maciço da Pedra Branca sobre o vale onde Bangu se localiza.

A segunda versão atribuí a palavra “banguê” (corruptela de bangu), vocábulo africano, simbolizando uma espécie de padiola construída de couro ou trançado de fibras, amarrada a dois varais e conduzida por dois homens, usada para transporte de cana-de-açúcar, tijolos e outros materiais.

É possível, inclusive, que desse processo meio desordenado de transporte tenha surgido a conhecida expressão “à bangu”, que é “fazer alguma coisa sem a menor técnica, de improviso”. (fonte: Márcio de Castro,"Nomes de Bairros do Rio de Janeiro"
www.marciodecastro.com.br )

-

CORES DOS ESMALTES

esmaltes3

OS primeiros esmaltes foram feitos nos anos 1920.com tinta de carro.O vermelho dominava.E quando estrelas de Hollywood como Rita Hayworth apareceram com unhas pintadas dessa cor,ela ficou associada à sensualidade.

O estilo que destaca apenas a ponta da unha com esmalte branco foi criado por um homem,nos anos 1970.Jeff Pink,criador da marca Orly,pintou assim as unhas das modelos que desfilavam em Paris,em 1976 e fez história.

Até 2006,a cor preta só era usada no círculo punk.Foi quando a Chanel resolveu pintar as unhas dos modelos de preto. E as cores azul e verde também foram lançados pela Chanel em 2008 e 2009. São os precursores dos esmaltes coloridos. (fonte: "De onde vêm os nomes dos esmaltes",revista Super  Interessante, agosto de 2012,edição 307)

-

JURAR DE PÉS JUNTOS

jurar

A expressão surgiu através das torturas executadas pela Santa Inquisição, nas quais o acusado de heresias tinha as mãos e os pés amarrados (juntos) e era torturado até dizer a verdade. Até hoje, o termo é empregado para expressar a veracidade de algo que uma pessoa diz.( fonte : Curiosidades Sobre Expressões Populares - http://www.vocesabia.net )

-

Saiba mais:
http://www.encontrabangu.com.br/bangu/

-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O importante é o que você acha :