domingo, 24 de julho de 2016

MIX CURIOSIDADES

LÁGRIMAS DE CROCODILO

images

Quando dizemos que uma pessoa está “chorando lágrimas de crocodilo”, queremos dizer que ela está fingindo, chorando de uma forma falsa.

Tal expressão, utilizada no mundo inteiro, veio do fato de que o crocodilo, quando está devorando suas presas, faz uma pressão muito forte sobre o céu da boca e estimula suas glândulas lacrimais, dando a impressão  de que o animal está chorando.

Obviamente, o animal não chora e por isso surgiu a expressão popular.( in: Curiosidades Sobre Expressões Populares - )

http://www.vocesabia.net/curiosidades/curiosidades-sobre-expressoes-populares/)

-

MINGAU PALEOLÍTICO

Mingau_de_aveia_com_cappuccino1

Ao contrário do que se imaginava,nossos ancestrais não se alimentavam apenas de carnes caçadas e vegetais coletados.Pesquisadores da Universidade de Florença descobriram agora resquícios de farinha de aveia em pilões de pedra de 32 mil anos de idade.

Isso indica que nossos antepassados já moíam a aveia que coletavam na natureza muito antes do desenvolvimento da agricultura.Os cientistas acreditam que,antes de esmagar os grãos,eles os torravam para torná-los mais macias.

E que também misturavam a farinha à água,formando um mingau,e depois assavam a mistura para fazer pão (in: "Fatos",revista Super Interessante, outubro 2015,edição 352 )

-

ETIMOLOGIA/SERGIPE

aracaju-rio-sergipe

O nome 'Sergipe' provém do tupi 'cirigype',que significa "no rio dos siris". É o nome do rio em cuja foz encontra-se a região metropolitana de Aracaju.

Sergipe é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado na Região Nordeste e tem por limites o oceano Atlântico a leste e os estados da Bahia, a oeste e a sul, e de Alagoas, a norte . É o menor dos estados brasileiros, ocupando uma área total de 21 915,116 km², pouco maior que Israel. Em 2010, sua população foi recenseada em 2.068.017 habitantes.

Sergipe emancipou-se politicamente da Bahia em 8 de julho de 1820. A então capitania de Sergipe del-Rei viria a ser elevada à categoria de província quatro anos depois, e, finalmente, a estado após a proclamação da República em 1889.

( in: Revista Língua Portuguesa nº 17,novembro 2007/folha cultural "O Garimpo",nº 32,março 2008 e Wikipédia ,https://pt.wikipedia.org/wiki/Sergipe )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O importante é o que você acha :