sábado, 19 de agosto de 2017

MIX CURIOSIDADES

FRASE 

"Os olhos dos outros são prisões; seus pensamentos nossas celas."

 Virginia Wolf.

Virginia Woolf nasceu no dia 25 de janeiro de 1882, em Londres. Desde cedo ela teve contato com o mundo literário, já que era filha do editor Leslie Stephen.
Seu primeiro livro foi "A Viagem" de 1915. O romance "Mrs.Dalloway" ficou conhecido pelo filme "As Horas". Sua obra mais conhecida é "Orlando", publicada em 1928. Trata-se de uma fantasia histórica da era elisabetana em que o foco principal é a androginia, pois Orlando nasce homem e ao longo de acontecimentos, muitas vezes históricos, ele vai se transformando em mulher, como uma metamorfose.
Virginia se casou em 1912 com Leonardo Woolf com quem funda, em 1917, a editora Hogarth Press. Sua obra é classificada como modernista, já que participava do grupo de intelectuais Bloomsbury, que era contrário às tradições literárias, políticas e sociais da Era Vitoriana. Sua última obra foi "Entre os Atos", pulbicada em 1941 após sua morte.

-

NAVE ESPACIAL


A primeira nave tripulada que viajou para o espaço foi a russa Vostok, levando o astrounauta Yuri Gagarin em abril de 1961.
Para suportar a difícil viagem, toda espaçonave precisa ter caracteristicas especiais: "Proteçao contra as radiaçoes do espaço, são pressurizadas, o que mantém a pressao e o ar para os astronautas respirarem, e sao aquecidas, pois o espaço é muito frio", explica o professor Annibal Hetem Junior, da Universidade Federal do ABC.
Alem daquelas que transportam astronauts, existem naves robos que não precisam ter instalaçoes para levar pessoas e são mais simples e baratas . ("Quero Saber", jornal O Estado de São Paulo,outubro de 2013)

-

SINAL DE TRANSITO

O primeiro semaforo de que se tem noticia data de 1868. Foi instalado em Londres com luzes e gás para ser visto a noite. Ele tinha dois braços,movimentados por policiais: quando estavam na horizontal, indicavam que os veiculos parassem; em 45 graus, eles deveriam seguir.
Durou menos de um mes porque explodiu, ferindo o policial que o manejava. Pouco depois, em Berlim, na Alemanha, foram construidos torres no meio de cruzamentos com cabines onde policiais ficavam sentados trocando as luzes o dia todo.
Esse tipo de torre, que sofreu variações ao longo de decadas, foi bastante usada em Nova York a partir de 1916. Desde 1912, sucessivas invençoes ganharam notoriedade no Estados Unidos, onde foram criados os principios usados até hoje. O sinal de tres cores e próprio para o cruzamento de viais foi inventados e instalado pelo policial William Potts, em 1920, em Detroit  ( Revista Aventuras na Historia, nº 46, junho 2007 -O Garimpo, Junho 2008, nº 35 )


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O importante é o que você acha :