sexta-feira, 6 de abril de 2018

HUMILDADE

Jacob Moses

3b9a023ec0b8bde4ebe7a32657df251d

Seja humilde. Ninguém é suficientemente esperto. Disse Henry Thoreau: “É melhor ser ignorante do que inteligente,porque o ignorante terá o  prazer de aprender coisas novas”.Infelizmente, há pessoas que afirmam ser donas da verdade, porta-estandartes da sabedoria divina e universal. E para isto, não titubeiam em meter o que chamo de “diplomada” na nossa cara. “Sou formado em zootecnia e você não. Eu sei do que estou falando”. Ou simplesmente, dizem “eu entendo deste assunto e você não”, sem apresentar maiores documentações.

Existe, no Japão, uma técnica conhecida como Controle de Qualidade Total. Segundo os japoneses, sempre existe algo a ser melhorado. Isto não é de hoje. Tem a ver com zen-budismo. Ou seja, o japonês admite que, por mais inteligente que seja, é ignorante em algo. E precisa
descobrir o que é. Quando Ennio Morricone ganhou o Oscar especial pelo conjunto da obra,
comentou: “Agora sinto a responsabilidade de me esmerar cada vez mais em meu trabalho”.

A verdadeira pessoa inteligente sabe que é ignorante na maioria das coisas e nunca estará satisfeita em estar sempre estudando e aprendendo coisas novas, bem como estar sempre atenta a aprender com a experiência e também não terá pudor algum em aprender algo com uma
pessoa simples.

humildade-1024x684

Um engenheiro civil pode aprender mais coisas com um servente de pedreiro do que um servente de pedreiro pode aprender com um engenheiro. Um ajudante de cozinha sabe cozinhar melhor do que o chefe de cozinha. E isto tem uma explicação: a prática constante. Nunca acredite que seu conhecimento sobre algo acabou.

Por exemplo, na Amazônia, colhe-se açaí de uma planta apenas uma vez. Isto acontece há milhares de anos. Engenheiros agrônomos comprovaram que o mesmo açaizeiro é capaz de continuar produzindo açaí indefinidamente, sob certas técnicas de manuseio. O mesmo aconteceu com os nativos andinos que matavam vicunhas para colher sua lã. Técnicos ensinaram aos nativos como retirar a lã das vicunhas sem matá-las.

asilustraçõesanooshapocahontas

Por outro lado, o Hospital Johns Hopkins, considerado por muitos o melhor hospital do mundo, trata pacientes de câncer com psilocibina, extraída de plantas medicinais dos nativos- mericanos. A arrogância é uma bola de ferro presa a seus pés, que não lhe deixará ir a lugar algum. A humildade é um par de asas que te levará ao infinito.

Quando não souber o motivo de um erro, de um problema, de uma falha, assuma: “Eu não sei por que aconteceu isto, mas pretendo descobrir”. Se as outras pessoas lhe repreenderem por não saber algo, falta a elas a humildade necessária para atingirmos nossos objetivos comuns.
(22 MANEIRAS DE RESOLVER QUALQUER PROBLEMA E VIVER MELHOR 
Jacob Moses)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O importante é o que você acha :